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A infraestrutura portuária
mais moderna do Brasil

A infraestrutura
portuária mais
moderna do
Brasil

O complexo portuário Porto Guará
será composto por:

O complexo portuário
Porto Guará será
composto por:

7 berços de atracação
2 pontes de acesso
5 terminais de granéis sólidos de exportação
1 terminal de granéis sólidos de importação
1 terminal de granéis líquidos
1 terminal de contêineres
Áreas comuns compartilhadas, como pátio de triagem para caminhões e edificações de apoio
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Capacidade total: 31,5 milhões de toneladas/ano

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Capacidade total: 31,5 milhões de toneladas/ano

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Retroárea ampla

2 milhões de metros quadrados de área
Sistema integrado de pesagem de descarregamento e carregamento de caminhões e vagões
Moegas rodoviária e ferroviária
Sistema de correias transportadoras com galerias fechadas
Torres de transferência
Balanças de fluxo
Tombadores rodoviários
Balanças rodoviárias de 30 metros
Portarias com sistema de controle de acesso
Pátio de triagem com 400 vagas
Áreas de convivência no pátio de triagem
Estacionamento para veículos leves

Soluções para conectar e facilitar

Infraestrutura marítima

Imagem de infraestrutura marítima
Píer de granéis sólidos de exportação com 2 berços de atracação (externo e interno) e comprimento de 354m, podendo receber navios de 300m (LOA) e 170.000 TPB.
Píer de granéis sólidos de importação com 1 berço de atracação e comprimento de 305m, podendo receber navios de 240m (LOA) e 80.000 TPB.
Píer de granéis líquidos de exportação e importação com 2 berços de atracação (externo e interno) e comprimento de 285,20m, podendo receber navios de 260m (LOA) e 115.000 TPB.
Píer de contêineres com 2 berços de atracação e comprimento total de 687,10m, podendo receber navios de 368m (LOA) e 150.936 TPB.
Imagem de infraestrutura marítima

Acesso marítimo facilitado

O Canal de Acesso ao Porto Guará Infraestrutura SPE S/A tem aproximadamente 29km de extensão, ou 15,66 milhas náuticas, com largura entre 150m e 200m e profundidades dragadas entre 14m e 16m, sendo a mais profunda na entrada do canal.

Conforme ocorram as novas dragagens de aprofundamento previstas para o Canal de Acesso ao Porto de Paranaguá, serão atendidos navios com calado operacional de até 15,5 metros DHN.

A área de manobras do Porto Guará é dimensionada e aprovada pela Marinha do Brasil para navios com até 368m (LOA) e calado operacional de 15,5 metros DHN, acompanhando as perspectivas do Porto de Paranaguá.

Tráfego marítimo

Os estudos de manobrabilidade em simulação real time (NORMAM-11/DPC) certificaram que as manobras dos navios-tipo projetados para o Porto Guará podem ser realizadas em qualquer horário do dia, respeitando as condições ambientais extremas definidas nas simulações e orientações técnicas e de segurança adotadas pela Marinha do Brasil e pela Praticagem de Paranaguá.

Infraestrutura rodoviária

Imagem de estrada rodoviária Imagem de estrada rodoviária

O Porto Guará irá otimizar o sistema de transporte terrestre em Paranaguá, evitando o aumento do fluxo de veículos pesados dentro da área urbana do município e oferecendo toda a infraestrutura necessária para agilizar a carga e descarga de importação e exportação. O terminal foi projetado de forma a prevenir conflitos entre os modais, resultando em uma melhor mobilidade e em um melhor desempenho de toda a cadeia logística.

Infraestrutura rodoferroviária

Imagem de estrada rodoferroviária Imagem de estrada rodoferroviária
Malha ferroviária interna de aproximadamente 21km, dividida em ramais que permitem manobras de carga e descarga dos vagões sem a necessidade de quebra das composições ou interrupção das vias rodoviárias. A infraestrutura projetada permite a movimentação de até 70% das cargas pelo modal ferroviário.

O Porto Guará foi projetado para ser o maior terminal rodoferroviário interconectado a um porto marítimo da América Latina.

O Porto Guará
foi projetado para ser
o maior projeto
rodoferroviário
interconectado a um
porto marítimo da
América Latina.

O projeto prevê um ciclo de 3,2 horas na movimentação de descarga de grãos e de 8,9 horas com a combinação de descarga e carregamento de granéis.

A estrutura ferroviária adotada será em bitola mista (1,00m / 1,60m), considerando a conexão com a malha existente da concessionária Rumo Logística (EF-277) e com o futuro projeto da Nova Ferroeste (Estrada de Ferro Paraná Oeste).

Infraestrutura portuária

Imagem de granéis sólidos Imagem de granéis sólidos

Granéis Sólidos
(Exportação)

Com 5 terminais de granéis sólidos (exportação), o complexo totalizará a capacidade de 1.250.000 toneladas de exportação.

Recebimento:

A recepção de granéis será por via rodoviária e ferroviária, sendo a recepção ferroviária um sistema único compartilhado entre todos os condôminos do TGSE. A recepção rodoviária será individualizada e prevê para cada lote um total de até 4 tombadores de 30m, de forma a atender à demanda de cada empresa.

Todos os transportadores localizados em túneis serão do tipo de correia fechados (enclausurados), e suas capacidades são:

Correias transportadoras de recebimento ferroviário: 2x1.000t/h
Correias transportadoras de recebimento rodoviário: 2x500t/h
Correias transportadoras de alimentação dos armazéns: 2x1.500t/h
Correias transportadoras de expedição: 4x2.000t/h

Os transportadores de corrente serão utilizados nos túneis localizados abaixo das entradas dos armazéns graneleiros e têm capacidade de 2x60t/h/armazém.

O sistema de despoeiramento será composto por filtros manga e filtros cartucho, em todos os pontos de transferência, moegas rodoviárias, moegas ferroviárias e túneis.

Para o descarregamento rodoviário serão adotados tombadores de 30m, padrão para caminhões Simples Toco, Truck, Carretas, Romeu e Julieta (acoplados), Bitrem e Rodotrem, com capacidade técnica de 100 toneladas (veículo + carga) para soja e de 90 toneladas para demais produtos, 3.000mm de largura x 30.000mm de comprimento e ângulo de basculamento de 40 graus.

Cada terminal poderá instalar 2 tombadores de 30m, com a possibilidade de ampliação para mais 2 tombadores, totalizando 20 tombadores para os 5 terminais ao final de todas as fases, de acordo com a necessidade de movimentação de cargas dos terminais.

As balanças ferroviárias terão bitola mista de 1,0m e 1,60m, capacidade de 120 toneladas e dimensões básicas de 2.400mm de largura por 15.400mm de comprimento. Serão no total 6 balanças ferroviárias, sendo uma de entrada e outra de saída da área de descarregamento dos vagões na moega ferroviária.

As balanças rodoviárias serão do tipo eletrônicas sobre o piso e terão capacidade de 120 toneladas, com plataforma de concreto e dimensões básicas de 3.200mm de largura por 30.000mm de comprimento.

Serão, no total, 20 balanças rodoviárias, instaladas nos 5 terminais de granel sólido exportação, ou seja, 4 balanças para cada terminal, sendo 2 de entrada e 2 de saída.

As balanças para monitoramento de fluxo terão capacidade de 2.500t/h, e está prevista a instalação de 4 balanças de fluxo para os 5 terminais de granel sólido exportação.

Expedição:
Serão 8 torres pescantes, com 8 lanças de carregamento, e capacidade nominal unitária de 2.000t/h cada lança.

Estas torres pescantes serão alimentadas por 4 correias transportadoras de 2.000t/h, que estarão apoiadas ao longo de toda a ponte de acesso, interligada aos armazéns na retroárea.

Granéis Sólidos
(Importação)

Com 1 terminal de granéis sólidos (importação), contendo 2 armazéns de 100.000 toneladas/cada, a capacidade total será de 200.000 toneladas.

Recebimento:

Serão 2 guindastes sobre trilhos MHCs de 750t/h cada com bitola de 14m, que descarregarão em moegas sobre trilhos com bitola de 8m ao longo do píer, interligados à correia transportadora de 1.500t/h, que estará apoiada ao longo de toda a ponte de acesso, interligada aos armazéns da retroárea.

Expedição:

Os elevadores de caneca serão utilizados na alimentação das tulhas de expedição do fertilizante e têm capacidade de 2x500t/h.

O sistema de despoeiramento será composto por filtros manga e filtros cartucho, em todos os pontos de transferência, moegas rodoviárias, moegas ferroviárias e túneis.

As balanças ferroviárias terão bitola mista de 1,0m e 1,60m, capacidade de 120 toneladas e dimensões básicas de 2.400mm de largura por 15.400mm de comprimento. Serão no total 2 balanças ferroviárias, sendo uma de entrada e outra de saída da área de descarregamento dos vagões na moega ferroviária por ramal.

As balanças rodoviárias serão do tipo eletrônicas sobre o piso e terão capacidade de 120 toneladas, com plataforma de concreto e dimensões básicas de 3.200mm de largura por 30.000mm de comprimento. Serão no total 4 balanças rodoviárias, sendo 2 de entrada e 2 de saída.

A balança para monitoramento de fluxo terá capacidade de 2.000t/h, e está prevista a instalação de 1 balança de fluxo para controle.

Imagem de granéis líquidos Imagem de granéis líquidos

Granéis Líquidos

54 tanques disponíveis no terminal de granéis líquidos, somando uma capacidade estática total de 387.000m³.

Recebimento/Expedição:

As ilhas de carregamento e descarregamento são constituídas de 14 baias para caminhões e 14 baias para vagões ferroviários de granel líquido.

Estão previstas 3 linhas de tubulação de carregamento, sendo 1 linha por produto (diesel, gasolina, metanol), e 1 linha de tubulação de descarregamento (óleo de soja).

Bacias de contenção em toda a área de tancagem.

Serão 6 braços de carregamento e descarregamento com capacidade de 700m³/h, alimentados por 6 tubulações (ida e volta) apoiadas sobre pipe racks ao longo de toda a ponte de acesso e retroárea, interligadas aos tanques de líquidos do terminal.

Imagem de granéis container Imagem de granéis container

Contêineres

O terminal de contêineres terá capacidade para 28.632 TEUs, sendo movimentados contêineres dos tipos Dry e Reefer, atendendo as linhas de navegação para exportação, importação e operações de cabotagem, integrando as regiões Norte e Sul do Brasil.

Armazéns para ova e desova dos contêineres, contendo drive-in, área de sequestro e demais requisitos exigidos pela Receita Federal do Brasil.

Tomadas Reefer para atendimento aos contêineres de carga refrigerada.

Equipamentos Píer:

Serão 6 portêineres do tipo STS com bitola de 30,48m, podendo alcançar até 24 fileiras nos navios.

Equipamentos Pátio de Contêineres:
22 eRTG (Electrified Rubber-Tired Gantry Cranes): guindastes móveis elétricos com pneus de borracha que realizam a movimentação de contêineres dentro do terminal.
36 terminal tractors, ou tratores de distribuição: caminhões de transporte de cargas projetados para operar com eficácia em todo o terminal de contêineres.
4 Reach Stackers: equipamentos móveis de pequeno porte para movimentação unitária de contêineres.